Antropología, ética e planos de formação. Proposta de plano de formação para uma empresa de madeira na Espanha

Resumo

Um dos principais desafios que as empresas enfrentam no século xxi para poderem competir no mercado globalizado é a formação de talentos humanos, um factor decisivo para enfrentar um mercado de trabalho cada vez mais incerto. O artigo mostra a investigação levada a cabo para gerar um plano de formação no campo empresarial da madeira, com o objectivo de responder à nova realidade laboral, aumentando não só a competitividade de cada emprego, mas também contribuindo para gerar uma empresa sustentável, solidária e eticamente responsável. Os resultados do estudo demonstram a importância da formação, os instrumentos metodológicos de que as empresas dispõem para detectar as necessidades de formação e as implicações antropológicas da concepção de uma proposta de formação adaptada às necessidades de mão-de-obra.
  • Referencias
  • Cómo citar
  • Del mismo autor
  • Métricas
Almarshad, Y. (2017). Training Needs for the Professional Development of Social-Studies Teachers at the Intermediate Stage in Al-Jouf in Light of Modern Teaching Trends: A Field Study. Journal of Education and Learning, 6(2), 171-186. https://doi.org/10.5539/jel.v6n2p171

Allen, D. G., Shore, L. M. y Griffeth, R. W. (2003). The role of perceived organizational support and supportive human resource practices in the turnover process. Journal of Management, 29(1), 99-118. https://doi.org/10.1016/S0149-2063(02)00222-2

Berrocal, F., Alonso García, M. A., y Ramírez-Vielma, R. (2021). La elaboración de modelos de competencias técnicas y su aplicación en la detección de necesidades formativas. Gestión y Análisis de Políticas Públicas, (26), 111-129. https://doi.org/10.24965/gapp.i26.10813

Castañeda Calzadilla, M. R., Hernández Rabell, L. y Ramos Díaz, J. L. (2016). Una práctica innovadora en la capacitación empresarial. Revista Cubana de Educación Superior, 35(3), 4-14. http://www.rces.uh.cu/index.php/RCES/article/view/148

Chașovschi, C. E., Nastase, C., Popescu, M., Scutariu, A. L. y Condratov, I. A. (2021) Human Resources Training Needs in the Small and Medium Enterprises from Cross-Border Area. Romania-Ukraine-Republic of Moldova. Sostenibilidad, 13 (4), 1-30.

Choi, A. (2021). España ante la Revolución Industrial 4.0: mercado laboral y formación. Araucaria, 23(47). https://doi.org/10.12795/araucaria.2021.i47.21

Dalmau, O. (2018). Formación y desarrollo del talento. Una experiencia innovadora en organizaciones de salud. Fundació Universitària del Bages.

Fernández-Salinero, C. (2004). Un enfoque pedagógico para el diseño de programas de formación en contextos organizativos. Teoría de La Educación, (16), 109-144.

Gómez-Bezares Revuelta, A., Gómez-Bezares Pascual, F. y Jiménez Eguizábal, A. (2016). Conocimientos, habilidades y ética profesional del valorador inmobiliario: dimensiones básicas de un plan de formación. Contextos educativos. Revista de educación, (1) 65-78.

Hirsch Adler, A. (2022). La importancia de la ética aplicada para la sostenibilidad y la responsabilidad social. Responsabilidad y Sostenibilidad, 7 (1), 3-10. https://doi.org/10.5281/zenodo.6576674

López, S.D. (2017). Antropología de la Empresa. Bellaterra.

Kotler, P. y Armstrong, G. (2003). Fundamentos de marketing. Pearson educación.

Martín Berrido, M. (1999). Criterios de observación para detectar y analizar demandas de formación continua en el territorio. PubliCoan.

Murillo-Barrera, C. A., Aguiño-Mendoza, J. M. y Guarín-Barrera, A. M. (2022). Formación profesional empresarial y su influencia en la productividad. Polo del Conocimiento, 7(5), 1153-1165.

Park, Y. (2010). The predictors of subjective career success: An empirical study of employee development in Korean financial company. International Journal of Training and Development, 14(1), 1-15. http://dx.doi.org/10.1111/j.1468-2419.2009.00337.x

Pineda, P. (2002). Gestión de la formación en las organizaciones. Ariel.

Solé, F. y Mirabet, M. (1994). Cómo confeccionar un plan de formación en una empresa. La Llar del LItre.

Solé, F. y Mirabet, M. (1997). Guía para la formación en la empresa. Civitas.

Valdivia Cobos, A. y González Montor, A. I. (2022). Detección de necesidades de capacitación en Mipymes de ropa regional estilizada de Tuxtepec (Oaxaca, México). Revista Universidad & Empresa, 24(43), 1-24. https://doi.org/jg7g

Pérez Conde, M. L., & Jiménez Eguizábal, A. (2024). Antropología, ética e planos de formação. Proposta de plano de formação para uma empresa de madeira na Espanha. Revista Euroamericana De Antropología, (14), 145–159. https://doi.org/10.14201/rea202314145159

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Downloads

Não há dados estatísticos.
+