O recurso metalinguístico e a performatividade no samba. Uma proposta de análise a partir da semiótica cultural

Resumo

No presente estudo, pretendemos realizar uma análise discursiva do samba a partir de uma ótica multidisciplinar. Para isso, partimos da semiótica cultural e musical do professor Juan Miguel González Martínez; nos estudos sobre metalinguagem no samba de André Nemi Conforte, e na proposta performática em Austin. Estes trabalhos, além de servirem como suporte teórico, nos ajudam a compreender o mecanismo pelo qual o samba se rege, para se configurar e formar aquilo que Lubomír Doležel chama de mundos possíveis, formados por símbolos e signos que passam a fazer parte da nossa realidade e, por conseguinte, da memória coletiva. Dessa forma, o samba (uma espécie de texto inteligente), seus compositores e ouvintes constroem uma cadeia semiótica capaz de se reproduzir e de se retroalimentar ao longo do tempo, tendo como resultado uma identidade social. Por fim, entendemos o poder da música não só como um canal de comunicação, mas também como criadora indiscutível de uma consciência histórica.
  • Referencias
  • Cómo citar
  • Del mismo autor
  • Métricas
Austin, J. (2018). Cómo hacer cosas con palabras. Barcelona: Paidós Básica.

Butlher, J. (1990). Gender trouble. Estados Unidos: Routledge.

Campos, A. (2006). Balance(o) de la bossa nova y otras bossas. Buenos Aires: CABA.

Carnero, G. (1983). La corte de los poetas. Revista de Occidente. In P. Provencio. Poéticas españolas contemporáneas (pp. 44-60). Madrid: Hiperion, 1988.

Conforte, A. N. (2005). Samba, Metalinguagem e metadiscurso (vol. 1, pp. 254-258). VIII Fórum de Estudos Linguisticos - caderno de comunicações. Rio de Janeiro: Botelho.

Conforte, A. N. (2008). O interdiscurso no samba. Cadernos do CNLF (CiFEFil), XI, 126-137.

Diniz, A. (2006). Almanaque do samba. A história do samba, o que ouvir, o que ler, onde curtir. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed.

Doležel, L. (1999). Estudios de poética y de teoría de la ficción. Murcia: Servicio de Publicaciones de la Universidad de Murcia.

Doležel, L. (1999). Heterocósmica. Ficción y mundos posibles. Madrid: Ed. Arco/Libros.

Eco, U. (1986). La estructura ausente. Introducción a la semiótica. Barcelona: Lumen.

Eco, U. (2009). Cultura y semiótica. Madrid: Ediciones pensamiento, Círculo de Bellas Artes.

Fenerik, J. A. (2005). Nem do morro nem da cidade. As transformações do samba e a indústria cultural (1920 – 1945). São Paulo: Annablume.

González Martínez, J. M. (1994). El estudio de la obra musical desde la semiótica literaria. In Investigaciones Semióticas V. Semiótica y modernidad (vol. II). La Coruña: Universidad de La Coruña.

González Martínez, J. M. (1996). Los procesos de modalización en el discurso músico-literario. In Investigaciones Semióticas VII. Mitos (vol. II, t. II). Zaragoza, Universidad de Zaragoza.

González Martínez, J. M. (1996). Valores sémicos del discurso musical en una semiótica de la ficcionalidad. In Investigaciones Semióticas VI. Mundos de ficción (vol. II, t. I). Murcia: Universidad de Murcia.

González Martínez, J. M. (1998). La dinámica isotópica como fundamento del discurso artístico músico-literario. Imafronte, nº 12-13, 151-162.

González Martínez, J. M. (1999). Los procesos de codificación múltiple en el discurso artístico musical y literario. Imafronte, nº 14, 71-78.

González Martínez, J. M. (2007). Semántica interlingüística. Los conceptos de significado, designación y sentido en una semiótica de la música. Interculturalidad, insularidad, globalización (2 vols., t. I). La Laguna: Universidad de La Laguna.

González Martínez, J. M. (2015). Fundamentos de la semiótica de la Música, De Re Poética. Murcia: Universidad de Murcia.

Hodge, R. (1999). Canción. In A. Teun Van Dijk (Ed.). Discurso y literatura. Nuevos planteamientos sobre el análisis de los géneros literarios. Madrid: Visor libros.

Kristeva, J. (1997). Bajtin, la palabra, el diálogo y la novela. In D. Navarro (Ed.). Intertextualité. Francia en el origen de un término y el desarrollo de un concepto. La Habana: Casa de las Américas, UNEAC.

Santos de Miranda, D. (2007). A cidade e o samba. Logos 26: comunicação e conflitos urbanos, año 14, 1º sem., 84-97.

Tinhorão Ramos, J. (1999). História social da música popular brasileira. São Paulo: Ed. 34.

Vicente Gómez, F. (1984). El concepto de dialogismo en Bajtin. La otra forma del diálogo renacentista. Anuario de la Sociedad Española de Literatura General y Comparada, V, 47-54.
Fuentes De Azevedo, S. (2020). O recurso metalinguístico e a performatividade no samba. Uma proposta de análise a partir da semiótica cultural. Revista De Estudios Brasileños, 6(13), 89–102. https://doi.org/10.14201/reb201961389102

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Fuentes De Azevedo

,
Universidad Complutense de Madrid
Mestrado em Estudos Literários pela Universidade Complutense de Madrid (Espanha).
+