Relações comerciais entre a Espanha e o Brasil. As exportações da Espanha no século XXI

Resumo

Até a década de 1990, o comércio bilateral Espanha-Brasil tinha uma intensidade muito baixa nos dois sentidos, porém com saldo positivo, em geral, para o Brasil. Nos últimos anos da década de 1990, ao contrário, vê-se produzir uma mudança no ciclo, um notável incremento do volume e natureza dos bens intercambiados. Não obstante, somente depois de iniciada a crise econômica internacional e na Espanha, a partir de 2010, o incremento das exportações e importações alcança níveis importantes, somente interrompidos no último biênio, em função da crise econômica e política atual no Brasil.
  • Referencias
  • Cómo citar
  • Del mismo autor
  • Métricas
J. L., Mendes, A. & Guarnieri, S.A. (2017). La inversión exterior directa de España en Brasil 1996-2015. Revista de Estudios Brasileños, 4(6), 176-190.

Arahuetes, A. & Hiratuka, C. (2007). Relaciones económicas entre España y Brasil. Madrid: Real Instituto Elcano.

Arahuetes, A., Gomes, J. S. & Moreira, A. (2010). La internacionalización de la empresa española. Estudio monográfico sobre el entorno económico y las oportunidades de inversión en Brasil. ICEX-ICO. Fundación Real Instituto Elcano.

Arahuetes, A. & Cavalcanti, M. (2014). Oportunidades de comercio, infraestructuras e inversiones directas para las empresas españolas en Brasil. Brasil un gran mercado en expansión sostenida (2ª ed.). Santander: Cátedra Nebrija Santander, Universidad Antonio de Nebrija.

Audera, V. (2003). Relaciones económicas y comerciales con Brasil. Información Comercial Española (ICE), 810, oct.-nov. 2003, 47-69.

Ayllón, B. (2007). Las relaciones hispano-brasileñas: de la mutua irrelevancia a la asociación estratégica (1945-2005). Salamanca: Ediciones Universidad de Salamanca.

Banco Mundial (BM). Perspectivas económicas mundiales. Recuperado de [http://www.bancomundial.org]. Consultado [27-07-2017].

CIDOB. (2004). Brasil, perfil de país. Anuario Internacional 2003, 561-572. Recuperado de [https://www.cidob. org/es/publicaciones/serie_de_publicacion/anuario_ internacional_cidob/anuario_internacional_cidob_2003_ edicion_2004_brasil_perfil_de_pais]. Consultado [20-06- 2017].

Comisión Económica para América Latina y el (CEPAL). (2015). Informe Estadístico de la Economía brasileña, oct.- dic. 2015. Recuperado de [http://repositorio.cepal.org/ handle/11362/40217]. Consultado [25-06-2017].

Comisión Económica para América Latina y el Caribe (CEPAL). (2016). Panorama de la inserción Internacional de América Latina y el Caribe 2015 Y 2016. Recuperado de [https://www. cepal.org/es/publicaciones/40744-panorama-la-insercion-internacional-america-latina-caribe-2016-la-region-frente]. Consultado [27-07-2017].
Comisión Económica para América Latina y el Caribe (CEPAL). (2017). Anuario Estadístico (varios años). Recuperado de [http://www.cepal.org/en/publications/]. Consultado [24- 07-2017].

Comisión Económica para América Latina y el Caribe (CEPAL). (2016). Estudio económico de América Latina y el Caribe 2016: Brasil. Recuperado de [https://www.cepal.org/es/ publicaciones/40326-estudio-economico-america-latina-caribe-2016-la-agenda-2030-desarrollo]. Consultado [20-07- 2017].

Da Motta, P. (2003). Brasil: retos de la política industrial y comercial de principios del siglo XXI. Información Comercial Española (ICE), 810, oct.-nov. 2003, 127-136.

Espíndola, C.J. (2014). Desempenho exportador brasileiro e o transporte de cargas nos portos e terminais de uso privato. Cadernos Geográficos, 32, 6-67.

Espíndola, C. J. & Marthins, A. (2017). Breves considerações sobre as relações comerciais Brasil e Espanha. Revista de Estudios Brasileños, 4(6), 161-175.

Expansión – Diario Económico e información de mercados. (2016). Economía y datos de los países. Recuperado de [www. datosmacro.com]. Consultado [24-10-2016].

Furlán, L. F. (2003). La alianza hispano-brasileña para un nuevo modelo de crecimiento económico. Información Comercial Española (ICE), 810, oct-nov 2003, 5-17.

García Rubio, A. R. (2014). Las relaciones comerciales entre España y Brasil: oportunidades de exportación para las empresas españolas. Brasil un gran mercado en expansión sostenida. (2ª ed.). Santander: Cátedra Nebrija Santander, Universidad Antonio de Nebrija.

España Exportación e inversiones (ICEX). (2015). España exportación e inversiones. Análisis del comercio exterior español. Recuperado de [http://informesestadisticos.icex.es/InformesComerciales/parametros_multiselect. jsp?TipoInforme=2 ]. Consultado [20/8/2016].

Información Comercial Española (ICE). (2015). El sector exterior en 2014. Boletín Económico, 3.065. Recuperado de [http://www.revistasice.com/es-ES/BICE/Paginas/Todos-los- Boletines.aspx]. Consultado [20-07-2017].

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). (2017). Indicadores de evolución del PIB e inflación. Recuperado de [http://www.ibge.gov.br/espanhol/]. Consultado [25-07- 2017].

Instituto Nacional de Estadística (INE). Datos Estadísticos. Recuperado de [http://www.ine.es/]. Consultado [24-07- 2017].

Mínguez, R. (2014). Las relaciones comerciales de las empresas españolas con Brasil. Brasil un gran mercado en expansión sostenida. (2ª ed.) Santander: Cátedra Nebrija Santander, Universidad Antonio de Nebrija.

Oficina Económica y Comercial de la Embajada de España en Brasilia. (2015). Brasil, informe económico y comercial. Recuperado de [https://www.icex.es/icex/es/navegacion-principal/todos-nuestros-servicios/informacion-de-mercados/paises/navegacion-principal/el-mercado/ estudios-informes/DOC2015601161.html?idPais=BR]. Consultado [25-07-2017].

Quirós, J. (2003). La política comercial brasileña. Información Comercial Española (ICE), 810, oct-nov 2003, 41-45.

Reyero García, J. M. (2003). La promoción comercial en Brasil y su repercusión en la imagen de España. Información Comercial Española (ICE), 810, oct-nov 2003, 35-40.

Secretaría de Estado de Comercio. Ministerio de Economía y Competitividad de España. (2016). Informe Trimestral de Comercio Exterior. Cuarto trimestre de 2015. Recuperado de [http://www.comercio.gob.es/es-ES/comercio-exterior/ estadisticas-informes/PDF/estadisticas-comercio-exterior/ INFORME%20TRIMESTRAL%20IV%20TRIMESTRE%202015. PDF]. Consultado [30-07-2017].

Velarde, J. (1999). Interrogantes españoles ante el futuro iberoamericano. Economía Exterior, 9, 49-57.

Utrera, F. (2003). Brasil un socio estratégico de España. Información Comercial Española (ICE), 810, oct-nov 2003, 19-22.
Alonso Santos, J. L. (2018). Relações comerciais entre a Espanha e o Brasil. As exportações da Espanha no século XXI. Revista De Estudios Brasileños, 5(9), 11–28. https://doi.org/10.14201/reb2018591128

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Luis Alonso Santos

,
Universidad de Salamanca
Doutor em Geografia. Professor titular de Análise Geográfica Regional do departamento de Geografia da USAL.
+