Ética situada: especialistas, controvérsias e participação cidadã

Resumo

Ética e Antropologia constituem o desafio que Carmelo Lisón coloca a imaginação antropológica diante da complexidade dos problemas culturais e sociais afetados pela crescente globalização tecno-biológica. A denominada pandemia de Covid-19 é parte deste desafio por conta do cenário onde se dirimem os riscos, representa ações incertas e pouco resolutivas enquanto os atores, a governança política e as corporações financeiras, farmacêuticas e mediáticas, se apropriam do discurso, as narrativas e as decisões em exclusão do diálogo e o debate de acesso aberto entre as instituições cientificas e a participação cidadã.
  • Referencias
  • Cómo citar
  • Del mismo autor
  • Métricas
AAA, American Anthropological Association. (1999). Statement Declaration on Anthropology and Human Rights. https://www.americananthro.org/ConnectWithAAA/Content.aspx?ItemNumber=1880.
Berlin, I. (2014). Dos conceptos de libertad. El fin justifica los medios. Madrid: Alianza Editorial.
Blackburn, S. (1998). Ruling Passions. Oxford: Clarendon Press.
Buxó Rey, M. J. y González Alcantud, J. A. (coords.). (2020). Pandemia y Confinamiento, malestar en la cultura global. Granada: Editorial Universidad Granada.
Buxó Rey, M. J. (2010). Nanodiálogo: La comunicación y la implicación pública en los avances nanobiotecnológicos. En M. Casado (ed.), Bioética y Nanotecnología (pp. 63-76). Pamplona: Thomson Reuters y Civitas.
Buxó Rey, M. J. (2004). Science in a cultural key. Contributions to Science, 2(4), pp. 525-528.
Culliton, B. (1985). The public and the media. En R. Clarke (ed.), Science and Technology in World Development (pp. 146-154). Oxford: Oxford University Press.
Elster, J. (comp.). (2001). La democracia deliberativa. Barcelona: Gedisa.
Feyerabend, P. (2002). Contra el método. Barcelona: Ediciones Folio.
Fluehr-Lobban, C. (1994). Informed Consent in Anthropological Research: We are not Exempt. Human Organization, 53(1), pp. 1-10.
Foucault, M. (1976). Vigilar y castigar. México: Siglo XXI.
Gutiérrez Alonso, J. J. (2021). Desconfianza legítima. https://disidentia.com/desconfianza
-legitima/.
Herskovits, M. (1973). Cultural Relativism. New York: Vintage Books.
Ignatieff, M. (2001). Human Rights as Politics and Idolatry. Princeton: Princeton University Press.
Illich, I. (1973). Tools for conviviality. New York: Harper & Row.
Lisón Tolosana, C. (2010). ¿Qué es ser hombre?. Valores cívicos y Conflictos en la Galicia profunda. Madrid: Ediciones Akal.
Lisón Tolosana, C. (2008). Ética y Antropología. En A. B. Espina Barrio (coord.),Antropología aplicada en Iberoamérica (pp. 16-22). Recife: Fundación Nabuco.
Lisón Tolosana, C. (2004). La España mental 2, el problema del mal. Madrid: Ediciones Akal.
Macklin, R. (2003). Dignity is a useless concept. BMJ medical publications, 327, pp. 1419-1420.
Ortega, F. (1994). El mito de la modernización. Barcelona: Editorial Anthropos.
Pinker, S. (2008, 28 de mayo). The stupidity of dignity. The New Republic.
Rawls, J. (2006). Teoría de la Justicia. México, D. F.: Fondo de Cultura Económica.
Rorty, R. (1997). ¿Esperanza o conocimiento? Una introducción al pragmatismo. México: Fondo de Cultura Económica.
Sandel, M. (1982). Liberalism and the Limits of Justice. Cambridge: Cambridge University Press.
Thoreau, H. D. (2018). Desobediencia Civil. Buenos Aires: Interzona Editora.
Unesco. (1995). Nuestra Diversidad Creativa, Informe de la Comisión Mundial de Cultura y Desarrollo.
Unesco (2005). Declaración Universal sobre Bioética y Derechos Humanos. http://portal.unesco.org/es/ev.phpURL_ID=31058&URL_DO=DO_TOPIC&URL_SECTION=201.html
Woolgar, S. (1991). Ciencia: abriendo la caja negra. Barcelona: Editorial Anthropos.
Buxó ì Rey, M. J. (2021). Ética situada: especialistas, controvérsias e participação cidadã. Revista Euroamericana De Antropología, (11), 149–170. https://doi.org/10.14201/rea202111149170

Downloads

Não há dados estatísticos.
+