O observatório do noroeste ibérico: empreendedorismo social para um território sustentável

Resumo

O Observatório Territorial do Noroeste, surgiu como um convênio de colaboração entre a UNED, a Universidade de León e a Fundação Ciudad de la Energía, foi lançado em 2011 e com uma abordagem ascendente vem gerando atividades baseadas no conhecimento que, com foco em em inovação e novas tecnologias, têm contribuído para a criação de serviços valiosos no território. Desta forma, a partir da participação, os agentes sociais, econômicos, ambientais e políticos da região de El Bierzo como laboratório do Noroeste têm colaborado em uma Rede de Empreendedorismo Social que busca alcançar um território mais sustentável.
  • Referencias
  • Cómo citar
  • Del mismo autor
  • Métricas
Adorno, T., Horkheimer, M. (1944-1947) (1988). La industria cultural. Iluminismo como mistificación de masas. En Dialéctica del iluminismo. Buenos Aires: Edit. Sudamericana.
Anderson, C. (2006). La economía Long Tail. Barcelona: Ediciones Urano.
Anderson, C. (2014). Makers: The New Industrial Revolution. Crown Business.
Antonescu, D. (2014). Theoretical Approaches of Regional Development, Institute of National Economy, Munich Personal RePEc Archive (MPRA), paper 60524.
https://mpra.ub.uni-muenchen.de/60524/
Banco Mundial. (2004). Local Development Discussion Paper, prepared for the International Conference on Local Development, Washington DC, 16-18 june.
Barozet, E. (2003). El aporte del análisis de redes sociales a los temas de gobernanza en sistemas complejos: de la red a los policy networks. Revista de Estudios Avanzados, pp. 1-13.
Boisier, S. (1999). Desarrollo (Local): ¿De qué estamos hablando?, Documento comisionado por la Cámara de Comercio de Manizales, Colombia.
Caves, R. E. (2000). Creative Industries: Contracts between Art and Commerce. Universidad de Harvard.
Coase, R. (1960). The problem of social cost. Journal of Law and Economics, 3, pp. 1-44.
Coffey, W., Polèse, M. (1984). The Concept of Local Development: A Stages Model of Endogenous Regional Growth, Papers of the Regional Science Association, 55(1), pp. 1-12.
Gedda, D., Nilsson, B., Sathen, Z., & Solberg Soilen, K. (2016). Crowdfunding: Finding the Optimal Platform for Funders and Entrepreneurs», Technology Innovation Management Review, 6(3), pp. 31-40. https://timreview.ca/article/973.
Giones, F., Oo, P. (2017). How Crowdsourcing and Crowdfunding are Redefining Innovation Management, en A. Brem, E. Viardot (Eds.), Revolution of Innovation Management: 43-70. London: Palgrave Macmillan UK. https://doi.org/10.1057/978-1-137-57475-6_3
Hall, C. M. (2000). Rethinking collaboration and partnership: A public policy perspective. Tourism collaboration and partnerships: Politics, practice and sustainability, 2, pp. 143-158.
Powell, W., Snellman, K. (2004). The Knowledge Economy. Annual Review of Sociology, 30(1), 199-220.
Rodrigo, C., Ruiperez,A., Martínez, D., Sernández, A. y Vega, J. (2009). Hacia una Red Nacional de Servicios de Formación, Información y Comunicación en la UNED. Boletín de RedIRIS, 85-86, pp. 67-74. https://www.rediris.es/difusion/publicaciones/boletin/85-86/ponencias85-9.pdf
Santos, B., Da Sousa. (2003). Desigualdad, Exclusión y Globalización. La caída del angelus novus: ensayos para una nueva teoría social y una nueva práctica política, Bogotá: ILSA, pp. 125-165.
Stoker, G. (1988). The politics of local government. Oxford: MacMillan.
Vázquez Barquero, A. (2009).Desarrollo Local, una Estrategia para Tiempos de Crisis. Universitas Forum, 1(2), pp. 1-11.
Vega, J., Calvo, J. L., Lorenzo, M. J., Osuna, R. (2011). Microeconomía Del Turismo. Madrid: Editorial Sanz y Torres.
Vega, J. (2010). Innovación Tecnológica Aplicada al Espacio Europeo de Educación Superior: La herramienta docente audiovisual sobre tecnología IP (AVIP). Una Red Nacional de servicios de Formación, Información y Comunicación. (Tesis Doctoral).UNED, Madrid.
Vega, J., Calvo, J. L. (2016). Microeconomía. Teoría y Realidad. Madrid: Editorial Dykinson.
Vega, J., del Fresno, M., Marqués, P., Paunero, D. et al. (2014). Conectados por Redes Sociales. Introducción al Análisis de Redes Sociales y Casos Prácticos. Barcelona: Editorial UOC.
Vega Núñez, J., & Calvo González, J. L. . (2021). O observatório do noroeste ibérico: empreendedorismo social para um território sustentável. Revista Euroamericana De Antropología, (10), 81–107. https://doi.org/10.14201/rea20201081107

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jorge Vega Núñez

,
UNED
Director del Centro Tecnológico INTECCA-UNED Avenida de Astorga, 15 Edificio UNED Campus universitario de El Boerzo Ponferrada 24401 (León)

José Luis Calvo González

,
UNED
Director de la Cátedra de Turismo Sostenible y Desarrollo Local
+