O indígeno continua com sua ideologia na arte da Nova Espanha. Preservação da arte da pena como forma de resistência popular e indígena

  • Erika Adriana Corona Velázquez
    Universidad Laval Quebec, Canadá erika.corona68[at]gmail.com
  • Dafne Angélica Corona Velázquez
    Escuela Nacional de Antropología e Historia (ENAH) México

Resumo

Com as mudanças econômicas, políticas e sociais durante a era colonial na Nova Espanha, indígena a um sistema de escravidão, exploração econômica e social é introduzido pelos espanhóis, que controlava a produção com base no mercantilismo, a demanda do consumidor, às novas ideologias introduzidas e ao controle de um novo modo de produção. cerâmica, estatuetas sonaja, pinturas nas igrejas: Neste momento novos escritórios em Nova Espanha, assim indígenas aprenderam a desenvolver novas técnicas de produção e estilos diferentes, mas continuou sua ideologia na produção de determinados itens, comoexpandida , cristos cana, cristos de casulos de borboleta, etc., que reflectem estas duas culturas e acculturation e europeização que foi gerado. Nos tempos pré-hispânicos, os índios relacionavam penas com seus deuses, com guerras, comércio e tributo.Objetos de penas usado deles mulheres de uma certa posição social na huipil, os governantes e os militares em seus trajes e seus partidos. As canetas foram consideradas pela sociedade como um objeto de luxo. A distribuição de penas pelo comércio variou da zona norte do México a Tenochtitlán.Nos tempos coloniais, houve uma mudança, uma vez que a arte das penas foi elaborada para representar imagens religiosas católicas como: cristos, a virgem Maria e os santos. Não era o mesmo significado para estas duas sociedades, para uso indígena de penas estava ligada aos deuses enquanto os espanhóis relacionados com a religião católicae sua própria ideologia. Para a sociedade indígena dominada, o uso da caneta continuou com seu significado cultural e tornou-se parte fundamental de seus códigos de comunicação. Nesse sentido, o uso da caneta nas pinturas e roupas tornou-se uma forma de resistência cultural contra a imposição social dada na colônia
  • Referencias
  • Cómo citar
  • Del mismo autor
  • Métricas
ANALES DE CUAUHTITLÁN (1945). «Anales de Cuauhtitlán» En: Códice Chimalpopoca. (Traducción de Primo F. Velázquez). México: Imprenta Universitaria.

CÓDICE MATRITENSE DEL REAL PALACIO (1906). (Textos en Náhuatl de los indígenas informantes de Sahagún), ed. facs de Paso y Troncoso, vols. VI (2nda parte) y VII, Madrid, fototipia de Hauser y Manet, Fol. 175 v.

BRANIFF CORNEJO, B. (2009). «Comercio e interrelaciones entre Mesoamérica y la Gran Chichimeca»: 27-50.

En: LONG TOWELL, J. y ATTOLINI LECÓN, A. (coord.), Caminos y mercados de México. México:

Universidad Nacional Autónoma de México, Instituto de Investigaciones Históricas, Instituto Nacional de Antropología e Historia.

CARRASCO, P. (1975). «La transformación de la cultura indígena durante la colonia», Historia Mexicana, 25 (2):

175-203.

DE LA TORRE VILLAR, E. (1998). «Manuel Carrera Stampa. Los gremios en la Nueva España»: 307-328. En:

Lecturas históricas mexicanas, Tomo 5, 2ª ed. México D. F.: Universidad Nacional Autónoma de México.

ESTRADA DE GERLERO, E. I. (1994). «La plumaria, expresión artística por excelencia»: 73-114, En: SABAU GARCÍA, M. L. (Dir.), México en el Mundo de las Colecciones de Arte: Nueva España 1, vol. 3. México: Secretaría de Relaciones Exteriores.

FLORESCANO, E. (1983). «La formación de los trabajadores en la época colonial, 1521-1750»: 9-124. En: FLORESCANO, E. et al. La clase obrera en la Historia de México. México D.F.: Siglo XXI editores.

FLORESCANO, E. (1997). «Sobre la naturaleza de los dioses de Mesoamérica», Estudios de cultura Náhuatl, (27): 41-67.

FILLOY NADAL, L., SOLÍS OLGUÍN, F. y NAVARIJO, L. (2007). «Un excepcional mosaico de plumaria azteca: el Tapacáliz del Museo Nacional de Antropología», Estudios de cultura Náhuatl, (38): 85-100. - https://doi.org/10.4000/nuevomundo.1593

HERNÁNDEZ VACA, J. (2005). «La administración comunitaria del pueblo azteca». Estudios Políticos, (6): 113-144.

JIMÉNEZ GARCÍA, A. (2009). Indígenas de Mundo Moderno. Aculturación de las etnias mexicanas ejemplificadas por medio de los textiles. Universidad de Palermo, Facultad de Diseño y Comunicación, Proyecto de Graduación. Trabajo final de grado. Acceso el 8 de mayo de 2018 http://fido.palermo.edu/servicios_dyc/proyectograduacion/archivos/2071.41434

LEÓN-PORTILLA, M. (2006). La filosofía náhuatl estudiada en sus fuentes. México: Universidad Nacional Autónoma de México.

LEÓN-PORTILLA, M. (1988). Los Antiguos Mexicanos a través de sus crónicas y cantares. México D.F.: Fondo de Cultura Económica.

MUÑOZ, S. (2006). «El Arte Plumario» y sus múltiples dimensiones de significación. La Misa de San Gregorio, Virreinato de la Nueva España 1539», Historia Crítica, (31):121-149. - https://doi.org/10.7440/histcrit31.2006.05

NAVA, A. (2017). «El hilo emplumado, ciencia y arte se unen para recuperar el patrimonio», Agencia informativa de Consejo Nacional de Ciencia y Tecnología - Conacyt (en línea). Acceso el 8 de mayo de 2018: http://www.conacytprensa.mx/index.php/ciencia/arte/15940-hilo-emplumado-restauracion-arte

NAVARIJO ORNELAS, M. (2000). «Arte y ciencia a través de las imágenes de aves en la pintura mural prehispánica». Anales del Instituto de Investigación Estéticas, 22 (77): 5-32. - https://doi.org/10.22201/iie.18703062e.2000.77.1945

NAVARIJO ORNELAS, M. (1998). «Plumas...Tocados: una vieja historia de identidades perdidas»: 177-191. En: DE LA FUENTE, B. (coord.), La Pintura Mural Prehispánica en México: Bonampak. Vol. 2. Tomo I Estudios. México D.F.: Universidad Nacional Autónoma de México, Instituto de Investigaciones Estéticas.

OLKO, J. (2011). «Supervivencia de los objetos de rango prehispánicos entre la nobleza colonial nahua», Revista Española de Antropología Americana, 41 (2): 455-469. - https://doi.org/10.5209/rev_REAA.2011.v41.n2.8

OLKO, J. (2006). «Traje y atributos del poder en el mundo azteca: significados y funciones contextuales», Anales del Museo de América, 14, 2006: 61-88.

RIVERO WEBER, L. y FEEST, Ch. (2012). «La sombra de los dioses. El arte plumario en el México del siglo XVI»: 41-60. En: SABINE H., ALFONSO DE MARIA Y CAMPOS, RIVERO WEBER, L. FEEST, Ch., Penacho del México Antiguo. Viena: Instituto Nacional de Antropología e Historia, Museum fu?r Völker Kunde, ZKF Publishers.

ROMERO BLANCO, K. y MÉNDEZ D., C. (coord.) (2017). Mayas: el lenguaje de la belleza, Miradas Cruzadas. México D.F.: Museo Nacional de Antropología: 161-187.

RUSSO, A. (1998). «El encuentro de dos mundos artísticos en el arte plumario mexicano del Siglo XVI», Prohistoria, 2 (2): 63-91.

SAHAGÚN, Fray B. (1950-1982). Florentine Codex, General History of the Things of New Spain (1575-1585), 13 v., traducción, notas e ilustraciones de Ch. E. Dibble y A. J.O. Anderson, Santa Fe, The School of American Research/ The Universityof Utah. Libro IX. Los Mercaderes: fos 56-67

SANDOVAL VILLEGAS, M. (2009). «El huipil precortesiano y novohispano transmutaciones simbólicas y estilísticas de una prenda indígena», Congreso Internacional Imagen Apariencia. Noviembre 19, 2008 - noviembre 21, 2008. Universidad de Murcia, Servicio de Publicaciones: (1-18).

VAILLANT, G. C., (1965). «El ritual»: 176-200. En: La Civilizacion Azteca. México: Fondo de Cultura Económica.
Corona Velázquez, E. A., & Corona Velázquez, D. A. (2019). O indígeno continua com sua ideologia na arte da Nova Espanha. Preservação da arte da pena como forma de resistência popular e indígena. Revista Euroamericana De Antropología, (8), 73–92. https://doi.org/10.14201/rea201987392

Downloads

Não há dados estatísticos.
+