Caracterización de la (des)colonialidad en los cinco ámbitos de existencia social: aportes desde Aníbal Quijano
Resumo Este artigo procura caracterizar a (des)colonialidade nos cinco âmbitos da existência social (trabalho, natureza, sexo, subjetividade e autoridade) a partir das contribuições de Aníbal Quijano. Utilizamos como material analítico as reflexões coletivas produzidas em dos seminários de pós-graduação de uma universidade de Brasil. Concluímos que a teoria de Quijano é fundamental para compreender a complexidade das contradições em nossas sociedades e contribui para enfrentar os desafios educativos atuais.
- Referencias
- Cómo citar
- Del mismo autor
- Métricas
Acosta, A. (2016). Extrativismo e neoextrativismo: duas faces da mesma maldição. En Gerhard Dilger, Miriam Lang y Jorge Pereira Filho (Eds.), Descolonizar o imaginário: debates sobre pós-extrativismo e alternativas ao desenvolvimento (pp. 47-85). Fundação Rosa Luxemburgo.
Adams, T. y Pielke, L. R. F. (2020). Paulo Freire e a educação popular: elementos de (des)colonialidade na experiência do CFES/Sul/Paulo Freire and popular education... Cadernos CIMEAC, 10(1), 51-79. https://doi.org/10.18554/CIMEAC.V10I1.4020
Barragán, M., Aguinaga Barragán, Lang, M., Mokrani Chávez, D. y Santillana, A. (2016). Pensar a partir do feminismo: críticas e alternativas ao desenvolvimento. Em Gerhard Dilger, Miriam Lang y Jorge Pereira Filho (Eds.), Descolonizar o imaginário: debates sobre pós-extrativismo e alternativas ao desenvolvimento (pp. 89-120). Fundação Rosa Luxemburgo.
Coraggio, J. L. (1998). Economía urbana: la perspectiva popular (2.ª ed.). Instituto Fronesis. https://ecuador.fes.de/fileadmin/user_upload/pdf/203 ECOURB1998_0322.pdf
Curiel, O. (2007). Crítica poscolonial desde las prácticas políticas del feminismo antirracista. Nómadas (Colombia), 14(1), 92-101.
Espinosa, Y., Gómez, D., Lugones, M. y Ochoa, K. (2013). Reflexiones pedagógicas en torno al feminismo descolonial: una conversa en cuatro voces. En C. Walsh (Ed.), Pedagogías Decoloniales: prácticas insurgentes de resistir, (re) existir y (re) vivir (tomo I, pp. 403-441). Editorial Abya-Yala.
Fanon, F. (1968). Os condenados da terra. Civilização Brasileira.
Freire, P. (2000). Educação como prática da liberdade. Paz e Terra.
Gajardo, M. (1986). Pesquisa participante na América Latina. Brasiliense.
Lander, E. (2014). Crisis civilizatoria, límites del planeta, asaltos a la democracia y pueblos en resistencia. En P. Quintero (Ed.), Crisis civilizatoria, desarrollo y buen vivir (pp. 27-57). Ediciones del Signo.
Lugones, M. (2014). Rumo a um feminismo descolonial. Revista Estudos Feministas, 22(3), 935-952. https://doi.org/10.1590/S0104-026X2014000300013
Marañón Pimentel, B. (2014). Crisis global y descolonialidad del poder: la emergencia de una racionalidad liberadora y solidaria. En B. Marañón Pimentel (Ed.), Buen vivir y descolonialidad. Crítica al desarrollo y la racionalidad instrumentales (1.ª ed., pp. 20-59). UNAM, Instituto de Investigaciones Económicas.
Marcos, S. (2009). Mesoamerican Women’s Indigenous Spirituality: Decolonizing Religious Beliefs. Journal of Feminist Studies in Religion, 25(2), 25-45. https://doi.org/10.2979/fsr.2009.25.2.25
Mignolo, W. (2007). La idea de América Latina: la herida colonial y la opción decolonial. Gedisa.
Ortiz Ocaña, A. y Arias López, M. I. (2019). Altersofía y Hacer Decolonial: epistemología ‘otra’ y formas ‘otras’ de conocer y amar. Utopía y Praxis Latinoamericana. Revista Internacional de Filosofía Iberoamericana y Teoría Social, 24(85), 89-116.
Ortiz Ocaña, A., Arias López, M. I. y Pedrozo Conedo, Z. E. (2018). Decolonialidad de la educación. Emergencia/Urgencia de una pedagogía decolonial. Editorial Unimagdalena. https://doi.org/10.2307/j.ctv1t8c2w
Porto-Gonçalves, C. W. (2003). Geografando: nos varadouros do mundo: da territorialidade seringalista (o seringal) à territorialidade seringueira (a reserva extrativista). Ibama.
Quijano, A. (2011). Colonialidad del poder y clasificación social. Contextualizaciones Latinoamericanas. Vol. 2, 5(4), 1-33. http://contexlatin.cucsh.udg.mx/index.php/CL/article/view/2836
Quijano, A. (2014). Des/colonialidad y bien vivir: un nuevo debate en América Latina. Lima: Universidad Ricardo Palma - Cátedra América Latina y la Colonialidad del Poder.
Quijano, A. (2020). Cuestiones y horizontes: de la dependencia histórico-estructural a la colonialidad/descolonialidad del poder (1.ª ed. es.). Clacso.
Segato, R. L. (2018). Manifiesto en cuatro temas. Critical Times, 1(1), 212-225. https://doi.org/10.1215/26410478-1.1.212
Souza, J. (2017). A elite do atraso: Da escravidão à Lava Jato. LeYa Editora Ltda.
Tubino, F. (2005). La interculturalidad crítica como proyecto ético-político. Encuentro Continental de Educadores Agustinos. https://oala.villanova.edu/congresos/educacion/lima-ponen-02.html
Walsh, C. (2012). Interculturalidad y (de)colonialidad: Perspectivas críticas y políticas. Visão Global, 15(1-2), 61-74. https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/visaoglobal/article/view/3412
Adams, T. y Pielke, L. R. F. (2020). Paulo Freire e a educação popular: elementos de (des)colonialidade na experiência do CFES/Sul/Paulo Freire and popular education... Cadernos CIMEAC, 10(1), 51-79. https://doi.org/10.18554/CIMEAC.V10I1.4020
Barragán, M., Aguinaga Barragán, Lang, M., Mokrani Chávez, D. y Santillana, A. (2016). Pensar a partir do feminismo: críticas e alternativas ao desenvolvimento. Em Gerhard Dilger, Miriam Lang y Jorge Pereira Filho (Eds.), Descolonizar o imaginário: debates sobre pós-extrativismo e alternativas ao desenvolvimento (pp. 89-120). Fundação Rosa Luxemburgo.
Coraggio, J. L. (1998). Economía urbana: la perspectiva popular (2.ª ed.). Instituto Fronesis. https://ecuador.fes.de/fileadmin/user_upload/pdf/203 ECOURB1998_0322.pdf
Curiel, O. (2007). Crítica poscolonial desde las prácticas políticas del feminismo antirracista. Nómadas (Colombia), 14(1), 92-101.
Espinosa, Y., Gómez, D., Lugones, M. y Ochoa, K. (2013). Reflexiones pedagógicas en torno al feminismo descolonial: una conversa en cuatro voces. En C. Walsh (Ed.), Pedagogías Decoloniales: prácticas insurgentes de resistir, (re) existir y (re) vivir (tomo I, pp. 403-441). Editorial Abya-Yala.
Fanon, F. (1968). Os condenados da terra. Civilização Brasileira.
Freire, P. (2000). Educação como prática da liberdade. Paz e Terra.
Gajardo, M. (1986). Pesquisa participante na América Latina. Brasiliense.
Lander, E. (2014). Crisis civilizatoria, límites del planeta, asaltos a la democracia y pueblos en resistencia. En P. Quintero (Ed.), Crisis civilizatoria, desarrollo y buen vivir (pp. 27-57). Ediciones del Signo.
Lugones, M. (2014). Rumo a um feminismo descolonial. Revista Estudos Feministas, 22(3), 935-952. https://doi.org/10.1590/S0104-026X2014000300013
Marañón Pimentel, B. (2014). Crisis global y descolonialidad del poder: la emergencia de una racionalidad liberadora y solidaria. En B. Marañón Pimentel (Ed.), Buen vivir y descolonialidad. Crítica al desarrollo y la racionalidad instrumentales (1.ª ed., pp. 20-59). UNAM, Instituto de Investigaciones Económicas.
Marcos, S. (2009). Mesoamerican Women’s Indigenous Spirituality: Decolonizing Religious Beliefs. Journal of Feminist Studies in Religion, 25(2), 25-45. https://doi.org/10.2979/fsr.2009.25.2.25
Mignolo, W. (2007). La idea de América Latina: la herida colonial y la opción decolonial. Gedisa.
Ortiz Ocaña, A. y Arias López, M. I. (2019). Altersofía y Hacer Decolonial: epistemología ‘otra’ y formas ‘otras’ de conocer y amar. Utopía y Praxis Latinoamericana. Revista Internacional de Filosofía Iberoamericana y Teoría Social, 24(85), 89-116.
Ortiz Ocaña, A., Arias López, M. I. y Pedrozo Conedo, Z. E. (2018). Decolonialidad de la educación. Emergencia/Urgencia de una pedagogía decolonial. Editorial Unimagdalena. https://doi.org/10.2307/j.ctv1t8c2w
Porto-Gonçalves, C. W. (2003). Geografando: nos varadouros do mundo: da territorialidade seringalista (o seringal) à territorialidade seringueira (a reserva extrativista). Ibama.
Quijano, A. (2011). Colonialidad del poder y clasificación social. Contextualizaciones Latinoamericanas. Vol. 2, 5(4), 1-33. http://contexlatin.cucsh.udg.mx/index.php/CL/article/view/2836
Quijano, A. (2014). Des/colonialidad y bien vivir: un nuevo debate en América Latina. Lima: Universidad Ricardo Palma - Cátedra América Latina y la Colonialidad del Poder.
Quijano, A. (2020). Cuestiones y horizontes: de la dependencia histórico-estructural a la colonialidad/descolonialidad del poder (1.ª ed. es.). Clacso.
Segato, R. L. (2018). Manifiesto en cuatro temas. Critical Times, 1(1), 212-225. https://doi.org/10.1215/26410478-1.1.212
Souza, J. (2017). A elite do atraso: Da escravidão à Lava Jato. LeYa Editora Ltda.
Tubino, F. (2005). La interculturalidad crítica como proyecto ético-político. Encuentro Continental de Educadores Agustinos. https://oala.villanova.edu/congresos/educacion/lima-ponen-02.html
Walsh, C. (2012). Interculturalidad y (de)colonialidad: Perspectivas críticas y políticas. Visão Global, 15(1-2), 61-74. https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/visaoglobal/article/view/3412
Adams, T., & Abba, M. J. (2022). Caracterización de la (des)colonialidad en los cinco ámbitos de existencia social: aportes desde Aníbal Quijano. América Latina Hoy, 91, 5–23. https://doi.org/10.14201/alh.27173
Downloads
Não há dados estatísticos.
+
−